08 fevereiro, 2017

Gatos Guerreiros - de Erin Hunter

Postado por Camila Rafaela Felippi às 2/08/2017 03:24:00 PM 3 comentários
Para você que adora aventura, não pode deixar de ler a coleção dos Gatos Guerreiros. Os seis livros contam a estória de um gatinho chamado Ferrugem que tem sua vida completamente transformada quando descobre que há gatos selvagens vivendo na floresta. Para manter a natureza em equilíbrio, estes gatos se dividem em clãs: Clã do Trovão, Clã do Rio, Clã dos Ventos, Clã das Sombras e Clã das Estrelas (para onde os gatos vão quando suas nove vidas acabam).
Dentro dos Clãs existem diferentes hierarquias: Líder, Representante, Rainha, Ancião, Guerreiro e Aprendiz. O Líder é o principal responsável pelo clã, suas funções envolvem tomada de decisões e nomear Representante, Mentores e Guerreiros. O Representante é o braço direito do Líder, como um vice-presidente. Rainha é toda gata que é gestante ou está amamentando. Ancião é todo o gato mais velho que já não pode mais lutar e defender o clã. Guerreiro é o gato que era aprendiz e passa pelo treinamento, passa a caçar e defender o clã e pode ser um Mentor (professor) para os filhotes. E por fim, o Aprendiz é um filhote de gato que será treinado por um Mentor para se tornar um Guerreiro.
Todos os livros são repletos de muita aventura e emoção. As autoras souberam criar um conto infanto-juvenil emocionante, demonstrando valores importantíssimos como amor, amizade, coragem, altruísmo, empatia, ética e a importância das crenças em forças maiores. É claro que a fantasia toma conta, afinal de contas, não estamos acostumados com livros com gatos falantes. Mas o livro é de prender a atenção do leitor, a emoção toma conta!
Abaixo segue a sinopse COM SPOILER da série dos destemidos gatos aventureiros.

1.        Na Floresta

Ferrugem é um gatinho doméstico aparentemente comum. Até que um dia ele resolve se aventurar na floresta atrás de sua casa. Lá ele encontra Pata Cinzenta, uma gata aprendiz do Clã do Trovão. Ferrugem então descobre que há muitos gatos vivendo uma vida selvagem e que fazem parte de diferentes clãs (Clã do Trovão, Clã do Rio, Clã dos Ventos e Clã das Sombras,). “Gatinho de gente”, como é chamado pelos outros gatos, Ferrugem é convidado pela líder Estrela Azul a viver junto com eles: caçando sua própria comida e protegendo o território, com a condição de que não voltaria mais para sua casa com os humanos. Ferrugem passa a ser chamado de Pata de Fogo.
Logo no início de seu treinamento como aprendiz, Pata de Fogo está andando pela floresta e se depara com Presa Amarela, uma gata do Clã dos Ventos que está fugindo em busca de ajuda por não suportar mais sua líder. Mesmo contra as regras sobre territórios, o clã ajuda Presa Amarela, abrigando-a e alimentando-a. Dias depois, um gato de renome daquele clã, Rabo Vermelho, morre em uma briga. Pata de Fogo é quem descobre a verdade: Garra de Tigre, um aprendiz, assassina Rabo Vermelho para tomar sua posição – mas a descoberta permanece em silêncio.
A aventura seguinte do gato iniciante é resgatar filhotes de sua aldeia que foram roubados. No dia do sumiço Presa Amarela também desaparece – o que faz a maioria dos gatos acreditarem que ela era a culpada. Porém, os responsáveis pelo sumiço foram alguns representantes do Clã dos Ventos, sem qualquer envolvimento de Presa Amarela. Depois de muita aventura e bravura, Pata de Fogo sobe de posição, sendo chamado de Coração de Fogo.

2.        Fogo e Gelo
O frio chega na floresta, assim como a escassez de comida e as doenças (principalmente a terrível tosse branca). O Clã dos Ventos foi expulso de seu território pelo Clã das Sombras. Coração de Fogo tem a missão de salvá-los e trazê-los de volta, juntamente com seu amigo Listra Cinzenta. O amigo, durante um treinamento com seu Aprendiz, conhece Arroio de Prata, do Clã do Rio, e se apaixona perdidamente por ela. Com Listra Cinzenta ocupado em encontrar Arroio de Prata (escondidos) durante o dia, Coração de Fogo tem seu trabalho duplicado: treina sua Aprendiz e o do amigo também, para que o filhote não seja prejudicado. Alguns dias depois algo terrível acontece: a Aprendiz de Coração de Fogo é atropelada por um carro e se machuca tanto a ponto de nunca mais conseguir se tornar uma Guerreira.
Além disso, Coração de Fogo corre perigo quebrando regras do clã ao visitar sua irmã Princesa, que deu a luz à cinco filhotes. Princesa decide que um dos filhotes deve ficar com Coração de Fogo, para que ele seja seu Mentor e um dia possa se tornar um Guerreiro. No acampamento, o filhote não é bem aceito pelos outros.
Devido ao frio, o rio entre o território do Clã do Rio e do Clã das Sombras congela. Assim, o Clã das Sombras aproveita o momento para atacá-los. Acontecem muitas brigas e confusões até a derrota do Clã das Sombras. Listra Cinzenta tem sua lealdade dividida entre seu clã de origem e o de sua amada Arroio de Prata. Presa Amarela confessa ser mãe de Cauda Partida, um dos gatos mais problemáticos do Clã das Sombras.

3.        Floresta de Segredos
A estação castiga novamente os felinos. A neve está derretendo, gerando alagamento de rios e desmoronamentos. Peixes estão contaminados devido à poluição causada pelos seres humanos, o que afeta a saúde dos clãs. Listra Cinzenta e Arroio de Prata continuam se encontrando as escondidas e Coração de Fogo se preocupa com os amigos, já que a união entre dois clãs diferentes não é permitida – um gato deve ser leal somente à um clã. Garra de Tigre, Representante do clã, está percebendo a situação e desconfia dos gatos. Além disso, Coração de Fogo está obstinado em descobrir sobre a morte misteriosa de Rabo Vermelho, representante de seu clã. Durante sua grande investigação acaba descobrindo que Estrela Azul, sua líder, teve dois filhotes e se sacrificou os abandonando devido ao seu cargo no Clã.
Coração de Carvalho leva estes filhotes para o Clã do Rio e diz que os encontrou na floresta. Uma das Rainhas do Clã aceita cuidar deles, mas desconfia da origem dos pequenos por lembrarem o cheiro do Clã do Trovão. O Clã do Rio sofre com as enchentes. Listra Cinzenta e Coração de Fogo ajudam a conseguir presas para alimentar o outro clã – mesmo sendo contra as normas. Garra de Tigre acaba descobrindo e Estrela Azul os castiga.
Arroio de Prata terá filhotes de Listra Cinzenta e no momento do parto, a gata não resiste e morre. Como os filhotes têm pais de clãs diferentes, os dois lados discutem para ficar com eles. Por fim, Listra Cinzenta decide deixar o Clã do Trovão para se dedicar aos filhos.
Nos momentos finais durante uma batalha, descobre-se que o culpado por muitos problemas e brigas entre os clãs era Garra de Tigre, bem como pela morte de Rabo Vermelho. O gato é expulso do clã e Coração de Fogo assume a vice liderança.

4.        Tempestade
O Clã das Sombras ouve o grito de uma coruja e acreditam ser um presságio indicando morte. (Uma pausa: acho totalmente ridículo e desnecessário alimentar esse tipo de crença. Porque simplesmente não podemos excluir da face da Terra coisas como gato preto dá azar e coruja traz a morte? Alguns cidadãos ignorantes do nosso país vivem sacrificando animais inocentes por causa disso!). Enquanto isso, no Clã do Trovão, Coração de Fogo, que agora é Mentor de seu sobrinho, está preocupado que Garra de Tigre volte buscando vingança. Já os anciãos estão aflitos com a quebra de cerimônia de vice-liderança, acreditando que serão prejudicados pelo destino. Estrela Azul está desanimada, ainda em choque pela traição do ex-vice, pensa que o Clã das Estrela os abandonou.
Após os clãs passarem por grandes dificuldades para sobreviver ao frio e às lutas, um incêndio se inicia na floresta. Todos precisam correr para o rio para se salvarem. Presa Amarela acaba ficando para trás. Antes de morrer ela confessa que Cauda Partida era seu filho e que ela mesma o matou. Ao final, Garra de Tigre se torna líder do Clã das Sombras.

5.        Caminho Perigoso
Garra de Tigre (agora nomeado como Estrela Tigrada), o novo líder do Clã das Sombras, recruta vários gatos exilados a participarem novamente do Clã. Já o Clã do Trovão está apreensivo e exausto por ter que reconstruir o acampamento após o incêndio. Há suspeitas de haver cães soltos na floresta. O Clã encontra restos de presas que acreditam ser vestígios desses cães, porém Estrela Azul está convicta de que o Clã dos Ventos está caçando em seu território. Ela quer uma batalha, mas Coração de Fogo discorda, deixando a líder ainda mais chateada e desacreditada. Durante os encontros para as reuniões entre os clãs, Estrela Azul do mesmo modo, acusa o Clã dos Ventos, além de estar agindo de forma estranha com o novo líder do Clã do Rio, Estrela de Leopardo.
Durante uma batalha, as próprias filhas de Estrela Azul a atacam. A gata tenta salvar sua vida dizendo que na verdade é mãe delas, mas é em vão. Estrela Azul se torna uma líder cada vez pior e não cumpre com suas obrigações. Até que Pata Ligeira e Pata Brilhante, decididos a se tornarem Guerreiros, vão em busca dos cães, ou o que quer que esteja roubando suas presas. Todavia, somente Pata Brilhante volta com vida. Mais tarde descobrem que realmente há cães na floresta e que Estrela Tigrada está alimentando-os para se vingar do Clã do Trovão. Para isso, o líder do mal organiza uma trilha com coelhos mortos que vai até a entrada do clã. Depois de muitas batalhas, Estrela Azul tenta ajudar Coração de Fogo a matar Estrela Tigrada. Ao fim, as filhas de Estrela Azul reconhecem-na como mãe e a gata se reconcilia com o Clã das Estrelas. Coração de Fogo é nomeado líder do Clã do Trovão.

6.        A Hora mais Sombria
Coração de Fogo se tornou Estrela de Fogo por liderar o Clã do Trovão. Desta vez está intrigado com uma profecia do Clã das Estrelas que diz que “quatro serão dois. Leão e tigre vão se enfrentar em batalha, e o sangue ditará as regras na floresta”. Estrela Tigrada ainda quer vingança. Para isso junta a ajuda de gatos sem clã, como o perigoso Flagelo. Os dois malvados fazem um trato, no qual Flagelo irá receber uma parte da floresta se ajudar Estrela Tigrada se tornar líder dos quatro clãs. Em um dos encontros, Estrela Tigrada propõe a ideia de transformar os clãs em um só, porém somente Estrela de Leopardo, do Clã do Rio concorda. Após a reunião, Estrela de Fogo e Listra Cinzenta decidem ver os filhotes de Listra Cinzenta e também de Estrela Azul. Para sua surpresa os pequenos estão presos por serem mestiços e por isso não pertencerem a clã nenhum. Estrela Tigrada mata um Aprendiz do Clã dos Ventos como uma mensagem para assustá-los. A batalha começa. Para a surpresa de todos mais um clã surge: o Clã do Sangue, liderado por Flagelo. Estrela Tigrada e Flagelo se desentendem e brigam, até que Flagelo mata facilmente Estrela Tigrada, tirando-lhe todas as suas nove vidas de uma vez só. Flagelo dá o prazo de três dias para todos os clãs deixarem a floresta ou enfrentarem uma luta. Para se defenderem, os quatro clãs se unem e formam o Clã do Leão para enfrentar a pior luta, a hora mais sombria. Muitas vidas são perdidas, entre elas o Representante de Coração de Fogo, que mais tarde é substituído por Listra Cinzenta. Coração de Fogo perde uma vida, mas consegue matar Flagelo. Com o fim do Clã do Sangue, o Clã do Leão também é terminado e tudo volta ao equilíbrio da natureza.

07 fevereiro, 2017

As Crônicas de Nárnia

Postado por Camila Rafaela Felippi às 2/07/2017 12:50:00 PM 7 comentários
A pergunta é: porque nunca terminaram de gravar os filmes? O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa não é a primeira parte do conto. Nárnia envolve muito mais do que Lúcia, Pedro, Edmundo e Susana. A ordem correta segue abaixo. CONTÉM SPOILER!

O Sobrinho do Mago
Sinopse: Tudo começa quando André Ketterley cria anéis mágicos. Seus sobrinhos, Digory e Polly que estavam bisbilhotando o tio, começam a desordem. Polly serve como uma cobaia para André, que através dos anéis, a manda para outro mundo. Digory vai atrás da prima para salvá-la, mas acabam se metendo em mais confusão ainda liberando a feiticeira branca, Jadis, de Charn, e transportando-a para Londres. Depois de todos os problemas possíveis, o tio e as crianças conseguem transportar a feiticeira para um mundo novo – o qual Aslam estava trabalhando para construir: Nárnia. Ao fim do conto, ao sair de Nárnia, Digory leva uma maça mágica para sua casa com o objetivo de curar sua mãe que estava doente. A mulher se cura e depois as sementes da fruta são plantas no quintal da casa – assim, anos depois se torna uma árvore que serviu como madeira para construir um guarda-roupa.

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa
Sinopse: A continuação do primeiro livro se passa anos depois, com quatro crianças (Lúcia, Pedro, Edmundo e Susana) morando em uma antiga casa, com o professor Digory. Em uma simples brincadeira de esconde-esconde, a pequena Lúcia decide se esconder dentro de um antigo guarda-roupa e para sua surpresa descobre Nárnia. Logo de cara faz amizade com um fauno, Sr. Tumnus, que lhe conta tudo o que pode sobre seu mundo, inclusive sobre o inverno sem fim (uma maldição criada pela feiticeira branca). Quando a menina volta para a casa as outras crianças não acreditam nela. Até que Edmundo decide verificar por conta própria. Diferente de Lúcia, o menino não tem sorte e acaba conhecendo a feiticeira que o engana – ele acaba brigando com os irmãos e se juntando à ela. Quando o garoto percebeu que estava conspirando para o mal, já era tarde demais. Porém, as outras crianças juntamente com Aslam conseguem derrotar a feiticeira. Com Nárnia liberada, Lúcia, Pedro, Edmundo e Susana são nomeados como reis e rainhas. Anos se passam naquele mundo e somente após muito tempo o quarteto acaba, acidentalmente, abrindo a porta do antigo armário – voltando a ser tudo exatamente como era antes em Londres (inclusive suas idades).

O Cavalo e Seu Menino
Sinopse: O conto deste livro se passa durante o reinado de Lúcia, Pedro, Edmundo e Susana – porém não tem estes como personagens principais. O herói da vez é Shasta, um rapaz que vivia na Calormânia com seu suposto pai, Arsheesh, que na verdade o adotou quando era bebê. Um dia, um cavaleiro aparece e deseja comprar o garoto como escravo. O intrigante é que o cavalo, Bri, é falante e quer fugir para voltar ao seu país, Nárnia. Bri e Shasta decidem fugir durante à noite e se juntam as novas companheiras Aravis e a égua Huin (que tem os mesmos objetivos). Durante a aventura, eles descobrem um plano do príncipe da Calormânia de invadir Nárnia através de Arquelândia e se casar com Susana. Após muitas aventuras para impedir o plano do calormano, os garotos conhecem Aslam, e Shasta descobre que na verdade é filho do rei de Arquelândia e que tem um irmão gêmeo chamado Corin. Shasta se torna o novo (perdido) herdeiro de Arquelândia e descobre seu verdadeiro lugar na vida.

Príncipe Caspian
Sinopse: Após as crianças voltarem ao seu mundo, um ano se passou em Londres – porém, em Nárnia já havia se passado mais de mil anos. Em um dia aparentemente comum, os garotos estão em uma estação de trem para irem à escola quando são chamados para voltar à Narnia. Ao retornarem descobrem que muitos anos se passaram e que os telmarianos (uma espécie de pirata) conquistaram o território e o caos estava espalhado. Eles conhecem o Príncipe Caspian (Senhor de Cair Paravel e Imperador das Ilhas Solitárias), filho do Rei Caspian IX, que foi assassinado pelo irmão, Miraz, que desejava o trono de Nárnia.  Porém, como Miraz não tinha filhos, seu sobrinho Caspian haveria de assumir o trono, até que a esposa Prunaprismia dá a luz à um menino. O tutor de Caspian o aconselha a fugir e é nesta fuga que o Príncipe toca a trompa da rainha Susana em busca de ajuda e faz com que Lúcia, Pedro, Edmundo e Susana apareçam. Eles se unem para lutar contra os telmarianos e novamente conseguem instaurar a paz no lugar. Ao final, Aslam revela a Pedro e Susana que eles não poderão retornar à Nárnia por já terem aprendido o suficiente daquele mundo.

A Viagem do Peregrino da Alvorada
Sinopse: Pedro e Susana já não podem mais participar das aventuras em Nárnia, então, desta vez, quem se une à Lúcia e Edmundo é o primo chato Eustáquio. Eles se transportam para Nárnia através de um quadro de um navio na casa dos pais de Eustáquio. Lá eles encontram o rei Caspian X e o ratinho Ripchip que viajam no navio Peregrino da Alvorada em busca de encontrar os sete fidalgos (do dicionário, aquele que tinha grau de nobreza) que haviam sido banidos por Miraz, os quais são: Lorde Argos, Lorde Bern, Lorde Mavramorn, Lorde Octasiano, Lorde Revilian, Lorde Restimar e Lorde Rupe. Para encontrá-los, os personagens desembarcam em diferentes ilhas e vivem diversas aventuras. Em uma das ilhas, Eustáquio encontra uma ‘mina de ouro’ com muitas joias e tesouros. Devido sua ambição, o garoto é transformado em dragão e somente ao final Aslam desfaz o feitiço – o que serviu como uma boa lição, já que Eustáquio se tornou uma boa pessoa. Depois de resolver os mistérios com os fidalgos, Caspian vai para Nárnia, Ripchip para o País de Aslam e as crianças retornam para a Londres. Aslam comunica à Lúcia e Eustáquio que eles não poderão retornar à Nárnia.

A Cadeira de Prata
Sinopse: É a primeira vez que nenhum dos irmãos Pevensie não participam da estória. Os personagens são Eustáquio e sua amiga, Jill Pole, que conseguem ir à Nárnia através de um porão da escola. Por lá, mais de cinquenta anos se passaram desde a viagem do Peregrino da Alvorada, onde o Rei Caspian está à procura de seu filho perdido, o Príncipe Rilian. As crianças têm a missão de encontrá-lo e indica quatro passos que devem seguir: 1. “Logo que Eustáquio colocar os pés em Nárnia, encontrará um velho e grande amigo. Deve cumprimentar logo esse amigo; se o fizer, vocês dois terão uma grande ajuda”; 2. “Vocês devem viajar para longe de Nárnia, para o Norte, até encontrar a cidade em ruínas dos gigantes; 3. “Encontrarão uma inscrição numa pedra da cidade em ruínas, devendo proceder como ordena a inscrição; e 4º “Reconhecerão o príncipe perdido (caso o encontrem), pois será a primeira pessoa em toda a viagem a pedir alguma coisa em meu nome, em nome de Aslam.". Juntamente com Brejeiro (um Palauma – uma espécie de sapo) as crianças embarcam na aventura. Dos quatro sinais, eles deixam passar três e somente no último conseguem seguir sua missão salvando Rilian da Feiticeira Verde,

A Última Batalha
Sinopse: Passam-se 200 anos depois do ocorrido em A Cadeira de Prata. Aslam não aparecia há muito tempo. Até que um dia, Manhoso, um macaco, resolve vestir seu amigo Confuso, um jumento, com uma pele de leão para se passar por Aslam. Manhoso faz um tratado com os calormanos para dominar o local. Então, Nárnia é invadida por Tash (da Calormânia) e passa a controlar os narnianos. Até que O atual rei, Tirian – descendente de Rilian, precisa de ajuda de Eustáquio e Jill (Os garotos chegam à Nárnia através de um acidente de trem para salvar seu mundo).Durante a grande (e última) batalha entre os narnianos e os calormanos, Eustáqui, Jill e Rilian se escondem dentro de um estábulo – que na verdade é um portal para a “Verdadeira Nárnia” Lá eles encontram Digory, Polly, Lúcia, Pedro e Edmundo. A única que não aparece é Susana, que se “esqueceu” de Nárnia e não acreditava em mais nada. Neste momento Aslam decreta o fim de Nárnia, trazendo todas as criaturas boas para a Verdadeira Nárnia. Aos últimos escritos do livro, eles estão juntos no topo de uma montanha, onde podem ver todos os que já havia morrido e todos os lugares pelos quais haviam passado. Aslam declara que todos morreram em um acidente de trem e que era a partir dali que a verdadeira história iria acontecer.



“E, à medida que Ele falava, já não lhes parecia mais um leão. E as coisas que começaram a acontecer a partir daquele momento eram tão lindas e grandiosas que não consigo descrevê-las. Para nós, este é o fim de todas as histórias, e podemos dizer, com absoluta certeza, que todos viveram felizes para sempre. Para eles, porém, este foi apenas o começo da verdadeira história. Toda a vida deles neste mundo e todas as suas aventuras em Nárnia haviam sido apenas a capa e a primeira página do livro. Agora, finalmente, estavam começando o Capítulo Um da Grande História que ninguém na terra jamais leu: a história que continua eternamente e na qual cada capítulo é muito melhor do que o anterior.”

.

.